Pisos pegajosos após esfregar e como remover o resíduo pegajoso

Quando seus pisos estão pegajosos depois de limpá-los, é fácil se perguntar por que você se incomodou em esfregar seus pisos em primeiro lugar. Mas a verdade é que esse inconveniente não é tão incomum, e normalmente é o resultado de técnicas de limpeza inadequadas e acúmulo de resíduos. Felizmente, existem várias coisas que você pode fazer para resolver sua situação complicada.

Este artigo irá ajudá-lo a solucionar por que você tem pisos pegajosos após a limpeza e mostrar como remover o acúmulo de resíduos. Ao entender por que seus pisos são pegajosos, você aprenderá a evitar esse problema no futuro.

Por que os pisos ficam pegajosos após a limpeza?

Por que seu piso fica pegajoso depois de esfregar? Vamos explorar algumas causas comuns para ajudá-lo a determinar qual delas está atrapalhando sua rotina de limpeza.

Usando muito produto de limpeza

Certifique-se de seguir as recomendações do fabricante sobre como preparar sua solução de limpeza de piso. Não adicionar água suficiente ao seu produto de limpeza de piso é uma razão comum pela qual os pisos ficam pegajosos depois de limpá-los.

A maioria das soluções de limpeza de pisos são concentradas e projetadas para serem diluídas com água para limpar adequadamente seus pisos. Se você não adicionou água suficiente, deixará um resíduo de sabão no chão que ficará pegajoso à medida que seca, especialmente se você não estiver enxaguando o piso adequadamente.
Se você usar um esfregão spray , esse pode ser o seu problema. Os esfregões de spray têm um pequeno recipiente que se conecta ao esfregão, o que facilita a aplicação do limpador no chão. O pequeno recipiente torna fácil perder a etapa de medir corretamente a relação água-solução ao preparar a solução. Isso pode resultar em muito produto de limpeza em sua solução e, finalmente, pisos pegajosos depois de secos.

Pisos pegajosos podem acontecer mesmo com  esfregões de spray, como o Swifter Wet Jet , que possui pacotes pré-diluídos de solução de limpeza. Isso ocorre porque é extremamente fácil usar muita solução de limpeza em uma área muito grande. Antes que você possa pegar a solução do chão, ela seca e deixa você com um piso pegajoso.

Usando o produto de limpeza errado

Nem todos os produtos de limpeza de pisos são projetados para funcionar em todos os tipos de pisos. Se você tiver um piso de madeira com acabamento em poliuretano, use um limpador projetado especificamente para esses pisos. 

Usar um produto de limpeza de cera para pisos com acabamento de poliuretano criará um acúmulo de cera que deixará uma sensação pegajosa após a limpeza.

Os pisos ainda estão sujos

Se você não está limpando o piso com frequência suficiente ou não está usando os procedimentos de limpeza adequados para o seu tipo específico de piso, um piso pegajoso pode ser uma indicação de que ainda há sujeira ou sujeira no piso. 

Uma coisa a ter em mente é que é importante varrer ou aspirar o chão antes de começar a esfregar. O cabelo e a poeira são recolhidos quando você varre ou aspira, mas se você perder essa etapa, a limpeza por si só não será capaz de eliminá-los completamente. Você simplesmente estará movendo grande parte do cabelo e da poeira de uma parte do piso para outra.

Água suja do esfregão

A água do esfregão precisa ser trocada quando estiver suja. Se você está simplesmente fazendo o chão da sua cozinha, isso provavelmente não será um problema. Mas se você está limpando uma área grande e a água do seu esfregão está suja, você está basicamente movendo a sujeira de uma área da sua casa para outra.

Quando a água do seu esfregão fica suja, é hora de pegar um novo balde de água fresca e mais limpo.

Lembre-se de que essa mesma regra se aplica se você limpar o chão com esfregões. Quando o esfregão ficar sujo, você precisará trocá-lo por um limpo. 

Pisos pegajosos após esfregar e como remover o resíduo

Como remover o resíduo pegajoso de seus pisos

Primeiro, tente esfregar o chão usando sua técnica normal. Tome cuidado para misturar adequadamente a solução de limpeza de acordo com as recomendações do fabricante.

Se o piso ainda estiver pegajoso depois de seco, você precisará remover o acúmulo de resíduos que está causando a viscosidade. Comece usando uma solução de vinagre e água conforme descrito abaixo.

Solução de vinagre e água

A primeira coisa a fazer é misturar uma xícara de vinagre em um galão de água  e esfregar o chão.

Na maioria dos casos, a solução de vinagre e água removerá o resíduo que está deixando o piso pegajoso, mas às vezes você precisará tentar outra abordagem.

Solução de Amônia e Água

Se a solução de vinagre e água não resolver o problema, misture meia xícara de amônia a um galão de água e esfregue o chão. 

Se depois de esfregar e enxaguar o chão com a solução de amônia e água, o chão ainda estiver pegajoso depois de esfregar, há outra coisa que você pode tentar.

Esfregão a vapor

Em 99,9% dos casos, sua crise de piso pegajoso será corrigida pela solução de vinagre ou amônia listada acima. Mas se não for, ou se você não é fã de limpar o chão com esfregão e balde, há outra opção. 

Mas antes de usar um esfregão a vapor , certifique-se de que é seguro usá-lo no chão. Se você tem um piso de cerâmica, esta é uma excelente opção, mas usar um esfregão a vapor em um piso de vinil de luxo (LVP), bem como outros tipos de piso, pode ser um desastre.

Um esfregão a vapor fará um ótimo trabalho para remover o acúmulo de resíduos que está causando um piso pegajoso, apenas certifique-se de que é seguro usar para o seu tipo de piso.

Assista o vídeo

Este vídeo explica por que seus pisos ficam pegajosos após a limpeza e como resolver o problema.


Mulher esfregando um piso de madeira

Como evitar pisos pegajosos depois de esfregar

Aqui estão algumas maneiras de evitar pisos pegajosos:

Use técnicas de limpeza adequadas – Usar as técnicas de limpeza adequadas para limpar seu tipo específico de piso garantirá que seus pisos estejam limpos e evitará que eles desenvolvam um acúmulo de resíduos.

Limpe o piso com frequência – Além de limpar os derramamentos e a sujeira quando eles ocorrerem, a limpeza frequente do piso evitará que a sujeira se acumule. Pisos sujos são mais difíceis de limpar, então limpá-los semanalmente facilitará a tarefa e manterá seus pisos mais limpos.

Use a solução de limpeza correta – Encontre uma solução de limpeza projetada especificamente para o seu tipo de piso e tome cuidado para adicionar a quantidade adequada de água se estiver usando uma solução concentrada. Siga as instruções do fabricante cuidadosamente para garantir que você esteja usando o produto conforme projetado.

Recomendamos vivamente os produtos de limpeza de pavimentos Bona . Eles têm uma grande variedade de produtos para pisos e têm mais de 100 anos de experiência em cuidados com pisos.

Use um esfregão a vapor – Os esfregões a vapor são excelentes para alguns tipos de piso e podem causar danos a outros. Se o seu piso pode ser limpo com um esfregão a vapor, é uma ótima ferramenta para usar.